Pular para o conteúdo principal

Agir sem apego aos resultados: uma lição do Bhagavad Gita


Resolvi compartilhar excertos de um lindo texto que estou lendo. Trata-se do Bhagavad Gita, a sublime canção [da Grande Índia]. Os trechos que separei foram os que me chamaram a atenção por serem ensinamentos focados na ação, não nas consequências. Diferente do pensamento ético utilitário, que se volta às consequências das ações, os ensinamentos de Krishna se direcionam para as próprias ações.

Fiquemos então com os trechos:
 
“Você tem o controle tão somente da vontade em realizar o seu ofício, mas não tem direito ou garantia dos resultados de sua obra. Dessa forma, você não deve nunca estar inativo, e jamais basear a sua motivação nos frutos do seu trabalho, apenas na alegria de cumprir o seu ofício. Realize a sua obra com o máximo das suas habilidades, ó Arjuna, com sua mente sempre em conexão com o Espírito eterno. Abandone as preocupações e os apegos egoístas aos resultados do seu trabalho, e trafegue com a mesma calma e serenidade pelo sucesso e o fracasso.” (2.47-48)

“Conforme os ignorantes agem sempre com os frutos do seu trabalho em mente, os sábios devem seguir na outra direção, e agir sem apego aos resultados, visando o bem estar geral da sociedade.” (3.25)

“Mas não cabe aos sábios perturbar a mente dos ignorantes e inexperientes no caminho. Não é pelo sermão que os sábios os iluminarão, mas pelo exemplo: cabe aos sábios inspirar aos demais pelo cumprimento do seu ofício neste mundo da forma mais eficiente possível, sem apego aos resultados.” (3.26)

“Todas as ações provêm das forças da natureza, pois todos pertencemos a ela. Mas devido a ilusão da ignorância, há muitos que creem que as suas ações se originam somente neles.” (3.27)

“É melhor dedicar a própria vida ao ofício que lhe cabe realizar, seja ele qual for, do que atrair grande angústia para si, na vã tentativa de realizar tarefas que a natureza não lhe delegou.” (3.35)

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Post técnico!

Como todos sabem, sou apaixonado por áudio e música. E, em homenagem à minha cachaça, dedico este post para demonstrar a diferença entre MIXAGEM E MASTERIZAÇÃO. Quem nunca viu, nos créditos dos CDs, aquele “masterizado por…” ou aquelas bandas antigas remasterizadas para CD? Pois é, para quem não entende nada do assunto, mixagem é bem diferente de masterização. Mixagem é o ato de equilibrar, juntar e organizar os diferentes instrumentos envolvidos na música para que soem de forma equilibrada e harmônica. Já a masterização é o ato de duplicação do material, ou seja, é a hora de gravar em CD, DVD, etc. Também existe a pré-masterização, que tem o objetivo de deixar a música mais “aberta” e com mais “peso”, tornando-se assim, plenamente audível tanto em um ipod quanto em uma casa noturna. Como, hoje em dia, os conceitos de master e de pré-master estão mais coesos, sendo utilizados como sinônimos, posso dizer que a masterização é a FINALIZAÇÃO da música. Como exemplo para a audição, utiliz

Hoje eu quero sair só – Duplo Etérico (ao vivo)

Peguei do facebook do meu amigo Adriano, que postou esse vídeo. Eu (cajon) e o Luciano (violão e vocal) no Beiruth da Mostardeiro.

Divagação

Algumas coisas que aconteceram nessas últimas semanas me fizeram refletir o que um amigo me disse: "Não adianta ajudar quem não quer ser ajudado". Não que eu não soubesse disso, mas tem momentos que determinados conceitos nos elucidam melhor. Até podemos pensar que isso é uma maneira de justificar a falta de vontade de ajudar alguém, mas, não é a isso que eu me refiro. Eu falo justamente quando empreendemos esforços para dar um help para alguém e essa pessoa não está com a mínima vontade de sair da situação de penumbra em que se encontra. É como se a pessoa gostasse de sua frustração, se regozijasse com isso. Na verdade, acho que todos nós temos esses momentos, é muito fácil falar dos outros também. Entretanto, esse comportamento suga muito quem está em volta tentando ajudar. Nessas horas, o amor próprio é uma bênção. Como já é de praxe, finalizo a postagem com alguma manifestação artística que tenha a ver com o que foi dito. É uma parte do show do Teatro Mágico, que foi gr