Pular para o conteúdo principal

Agir sem apego aos resultados: uma lição do Bhagavad Gita


Resolvi compartilhar excertos de um lindo texto que estou lendo. Trata-se do Bhagavad Gita, a sublime canção [da Grande Índia]. Os trechos que separei foram os que me chamaram a atenção por serem ensinamentos focados na ação, não nas consequências. Diferente do pensamento ético utilitário, que se volta às consequências das ações, os ensinamentos de Krishna se direcionam para as próprias ações.

Fiquemos então com os trechos:
 
“Você tem o controle tão somente da vontade em realizar o seu ofício, mas não tem direito ou garantia dos resultados de sua obra. Dessa forma, você não deve nunca estar inativo, e jamais basear a sua motivação nos frutos do seu trabalho, apenas na alegria de cumprir o seu ofício. Realize a sua obra com o máximo das suas habilidades, ó Arjuna, com sua mente sempre em conexão com o Espírito eterno. Abandone as preocupações e os apegos egoístas aos resultados do seu trabalho, e trafegue com a mesma calma e serenidade pelo sucesso e o fracasso.” (2.47-48)

“Conforme os ignorantes agem sempre com os frutos do seu trabalho em mente, os sábios devem seguir na outra direção, e agir sem apego aos resultados, visando o bem estar geral da sociedade.” (3.25)

“Mas não cabe aos sábios perturbar a mente dos ignorantes e inexperientes no caminho. Não é pelo sermão que os sábios os iluminarão, mas pelo exemplo: cabe aos sábios inspirar aos demais pelo cumprimento do seu ofício neste mundo da forma mais eficiente possível, sem apego aos resultados.” (3.26)

“Todas as ações provêm das forças da natureza, pois todos pertencemos a ela. Mas devido a ilusão da ignorância, há muitos que creem que as suas ações se originam somente neles.” (3.27)

“É melhor dedicar a própria vida ao ofício que lhe cabe realizar, seja ele qual for, do que atrair grande angústia para si, na vã tentativa de realizar tarefas que a natureza não lhe delegou.” (3.35)

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Links para livro, vídeos de conferências, entrevistas, lives e artigos

Livro de minha autoria: PÁTHOS: DISTÚRBIO PASSIONAL E TERAPIA EM EPICTETO Vícios, virtudes e uso apropriado dos nomes A filosofia estoica como forma de espiritualidade: a perspectiva de Epicteto de Hierápolis Filosofia com anedotas e exemplos de vida Cínicos, estoicos e céticos: filosofia em anedotas e exemplos de vida O QUE É ESTOICISMO? / UM BATE PAPO COM DIOGO DA LUZ, DO PÓRTICO DE EPICTETO O medo no Estoicismo - Mestre Diogo da Luz Stoicon X Aju Viva Vox 21: Diogo Luz: Estoicismo: no débito ou no crédito? Estoicismo: O "exercitar-se" na Filosofia Estoicismo: O "exercitar-se" na Filosofia sob a ótica de Epitecto - Doutorando Diogo da Luz Estoicismo: Obras estudadas na pesquisas - Doutorando Diogo da Luz Ética e Atitude Filosófica em Epicteto - Diogo Luz (PUCRS) IX SEMINÁRIO VIVA VOX: DIOGO LUZ Educação e autonomia: os estoicos em relação ao paradigma moderno A ética e as demais partes da filosofia estóica - Diogo Luz Link para ARTIGOS E CAPÍTULOS DE LIVROS de mi...

Fazendo aquele som: vídeos e áudios

VÍDEOS ÁUDIOS   Coração de pedra Garotos Meu erro Só o tempo (2001) Sobre o tempo

O HÁBITO COMO EXERCÍCIO FILOSÓFICO EM EPICTETO

  O HÁBITO COMO EXERCÍCIO FILOSÓFICO EM EPICTETO (Artigo publicado na Revista Prometheus Filosofia ) Link para o artigo Link 2 Resumo : O hábito para os estoicos deve ser entendido de modo diferente da maneira descrita por Platão ou Aristóteles. Dado que, para estes, a formação do caráter é considerada a partir de uma psicologia que aborda a alma por meio de partes distintas, tal interpretação os levou a descrever o hábito como um elemento fundamental para a educação da parte irracional da alma, enquanto a parte racional é educada por meio da razão. Para os estoicos, no entanto, o hábito se faz importante para a alma como todo, sem distinção entre racional e irracional. Seguindo essa perspectiva, Epicteto não trata da habituação de qualquer elemento irracional. Quando o filósofo fala em “habituar-se” a determinadas ações, ele não se refere a uma atividade de repetição que condiciona aspectos distintamente irracionais, mas, ao contrário, refere-se a uma atividade autonomamente f...