Pular para o conteúdo principal

Rodo cotidiano - O Rappa (gravado em casa)

Eu e o Everton (amigo de longa data) num final de semana, após uma boa conversa, resolvemos tocar violão e cantar. Abrimos umas cervejas, eu toquei uma música, ele outra. Papo vai, papo vem, pensamos em registrar uma música naquele momento, sem ensaio, na hora mesmo. Uma música que lembra nossas referências, nossa visão das coisas.

Uma música que fala sobre o cotidiano e, principalmente, sobre esse "rodo" que empurra nosso povo cansado, com sua quentinha abafada, numa espécie de curral. Empurra para um "ralo de gente" visto como comum e normal.



Grande Barba, grande amigo. Essa postagem é para celebrar a música, a arte que nos aproxima, a nossa amizade. A maré para pessoas como nós pode não estar a favor nesse momento, os tempos são tacanhos, caretas, ignorantes; mas tem uma coisa que podemos fazer. Como diz a charge abaixo:

Um brinde à musica.
Um brinde também às nossas composições.

"Sempre em frente, não temos tempo a perder.
Nosso suor sagrado é bem mais belo que esse sangue amargo"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Links para livro, vídeos de conferências, entrevistas, lives e artigos

Livro de minha autoria: PÁTHOS: DISTÚRBIO PASSIONAL E TERAPIA EM EPICTETO Vícios, virtudes e uso apropriado dos nomes A filosofia estoica como forma de espiritualidade: a perspectiva de Epicteto de Hierápolis Filosofia com anedotas e exemplos de vida Cínicos, estoicos e céticos: filosofia em anedotas e exemplos de vida O QUE É ESTOICISMO? / UM BATE PAPO COM DIOGO DA LUZ, DO PÓRTICO DE EPICTETO O medo no Estoicismo - Mestre Diogo da Luz Stoicon X Aju Viva Vox 21: Diogo Luz: Estoicismo: no débito ou no crédito? Estoicismo: O "exercitar-se" na Filosofia Estoicismo: O "exercitar-se" na Filosofia sob a ótica de Epitecto - Doutorando Diogo da Luz Estoicismo: Obras estudadas na pesquisas - Doutorando Diogo da Luz Ética e Atitude Filosófica em Epicteto - Diogo Luz (PUCRS) IX SEMINÁRIO VIVA VOX: DIOGO LUZ Educação e autonomia: os estoicos em relação ao paradigma moderno A ética e as demais partes da filosofia estóica - Diogo Luz Link para ARTIGOS E CAPÍTULOS DE LIVROS de mi...

Fazendo aquele som: vídeos e áudios

VÍDEOS ÁUDIOS   Coração de pedra Garotos Meu erro Só o tempo (2001) Sobre o tempo

O HÁBITO COMO EXERCÍCIO FILOSÓFICO EM EPICTETO

  O HÁBITO COMO EXERCÍCIO FILOSÓFICO EM EPICTETO (Artigo publicado na Revista Prometheus Filosofia ) Link para o artigo Link 2 Resumo : O hábito para os estoicos deve ser entendido de modo diferente da maneira descrita por Platão ou Aristóteles. Dado que, para estes, a formação do caráter é considerada a partir de uma psicologia que aborda a alma por meio de partes distintas, tal interpretação os levou a descrever o hábito como um elemento fundamental para a educação da parte irracional da alma, enquanto a parte racional é educada por meio da razão. Para os estoicos, no entanto, o hábito se faz importante para a alma como todo, sem distinção entre racional e irracional. Seguindo essa perspectiva, Epicteto não trata da habituação de qualquer elemento irracional. Quando o filósofo fala em “habituar-se” a determinadas ações, ele não se refere a uma atividade de repetição que condiciona aspectos distintamente irracionais, mas, ao contrário, refere-se a uma atividade autonomamente f...