Pular para o conteúdo principal

A lamentação e a plenitude


Conforme descreve J.-P. Vernant:

"Hipólito, ferido e sangrando, acaba de ser transportado; ele vê abrir-se diante de si as portas do Hades [reino dos mortos]. De repente, [a deusa] Ártemis aparece ao seu lado. O jovem reconhece-a, empenha-se em um último diálogo com ela, afetuoso e apaixonado: 'Ó senhora, vês o meu estado miserável?' O que responde a deusa? 'Vejo, mas aos meu olhos são proibidas as lágrimas'. οὐ θέμις: seria con­trário à ordem que olhos divinos chorassem pelas misérias dos mortais. Logo a deusa deixa Hipólito;"

Nota 17: "Um dos aspectos do trágico grego é essa solidão na qual o homem se encontra diante da morte e, mais geralmente, diante de tudo o que marca a existência humana com o selo da privação, do não-ser. Em meio a esses insucessos, a essas provações, no limiar da morte, o homem sente-se sob o olhar de um divino que se define pela sua perfeita plenitude de ser, sem relação, sem participação possível com o mundo da “paixão” [arroubos passionais humanos]. De modo que todo destino humano pode ser considerado ao mesmo tempo conforme duas perspectivas postas: do ponto de vista do homem, como drama, do ponto de vista dos deuses, como espetáculo longínquo, futilidade."

VERNANT, J.-P. Mito e Pensamento entre os Gregos, p. 282-283.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Post técnico!

Como todos sabem, sou apaixonado por áudio e música. E, em homenagem à minha cachaça, dedico este post para demonstrar a diferença entre MIXAGEM E MASTERIZAÇÃO. Quem nunca viu, nos créditos dos CDs, aquele “masterizado por…” ou aquelas bandas antigas remasterizadas para CD? Pois é, para quem não entende nada do assunto, mixagem é bem diferente de masterização. Mixagem é o ato de equilibrar, juntar e organizar os diferentes instrumentos envolvidos na música para que soem de forma equilibrada e harmônica. Já a masterização é o ato de duplicação do material, ou seja, é a hora de gravar em CD, DVD, etc. Também existe a pré-masterização, que tem o objetivo de deixar a música mais “aberta” e com mais “peso”, tornando-se assim, plenamente audível tanto em um ipod quanto em uma casa noturna. Como, hoje em dia, os conceitos de master e de pré-master estão mais coesos, sendo utilizados como sinônimos, posso dizer que a masterização é a FINALIZAÇÃO da música. Como exemplo para a audição, utiliz

Divagação

Algumas coisas que aconteceram nessas últimas semanas me fizeram refletir o que um amigo me disse: "Não adianta ajudar quem não quer ser ajudado". Não que eu não soubesse disso, mas tem momentos que determinados conceitos nos elucidam melhor. Até podemos pensar que isso é uma maneira de justificar a falta de vontade de ajudar alguém, mas, não é a isso que eu me refiro. Eu falo justamente quando empreendemos esforços para dar um help para alguém e essa pessoa não está com a mínima vontade de sair da situação de penumbra em que se encontra. É como se a pessoa gostasse de sua frustração, se regozijasse com isso. Na verdade, acho que todos nós temos esses momentos, é muito fácil falar dos outros também. Entretanto, esse comportamento suga muito quem está em volta tentando ajudar. Nessas horas, o amor próprio é uma bênção. Como já é de praxe, finalizo a postagem com alguma manifestação artística que tenha a ver com o que foi dito. É uma parte do show do Teatro Mágico, que foi gr

Hoje eu quero sair só – Duplo Etérico (ao vivo)

Peguei do facebook do meu amigo Adriano, que postou esse vídeo. Eu (cajon) e o Luciano (violão e vocal) no Beiruth da Mostardeiro.