Pular para o conteúdo principal

Epicteto e os exercícios para uma vida sábia


É com grande alegria que informo que foi publicado meu artigo Exercícios Filosóficos em Epicteto na revista Intuitio da PUCRS.

Eis o resumo:
"O presente artigo trata do pensamento de Epicteto pelo viés do exercício (áskesis), ou seja, por meio de práticas que conduzem ao aperfeiçoamento de quem elege para si o ofício de filósofo. Para tal, inicialmente esclarecemos o que significam os exercícios na filosofia antiga, tendo como subsídio as teses de Pierre Hadot. Logo depois, exploramos seis exercícios que consideramos centrais para o filósofo de Nicópolis, contextualizando com os ensinamentos que estão envolvidos e descrevendo as principais características de seu método. Por fim, defendemos que a importância deste artigo está em esclarecer a áskesis em Epicteto de maneira a evitar possíveis anacronismos."

Abaixo, um excerto do texto:
"Quando se assume que a filosofia envolve também exercício, parte-se do pressuposto que somente a elaboração teórica não é suficiente para a aquisição do conhecimento. Não se trata de forma alguma de negligenciar a teoria, mas de reconhecer que a disposição do agente de conhecimento está ela mesma inserida no processo do conhecimento. O objetivo da filosofia enquanto arte de viver bem, como Epicteto afirma, é vivificar o conhecimento, é encarná-lo, pois o estoicismo defende que a ciência trata das coisas da vida, da natureza, sendo impossível dissociar o lógos desses dois. A áskesis na filosofia epictetiana adquire grande importância porque está associada à própria atividade de busca da sabedoria, ou seja, à própria atividade filosófica. Áskesis e filosofia são inseparáveis."

Link para o texto: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/intuitio/article/view/30989

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Post técnico!

Como todos sabem, sou apaixonado por áudio e música. E, em homenagem à minha cachaça, dedico este post para demonstrar a diferença entre MIXAGEM E MASTERIZAÇÃO. Quem nunca viu, nos créditos dos CDs, aquele “masterizado por…” ou aquelas bandas antigas remasterizadas para CD? Pois é, para quem não entende nada do assunto, mixagem é bem diferente de masterização. Mixagem é o ato de equilibrar, juntar e organizar os diferentes instrumentos envolvidos na música para que soem de forma equilibrada e harmônica. Já a masterização é o ato de duplicação do material, ou seja, é a hora de gravar em CD, DVD, etc. Também existe a pré-masterização, que tem o objetivo de deixar a música mais “aberta” e com mais “peso”, tornando-se assim, plenamente audível tanto em um ipod quanto em uma casa noturna. Como, hoje em dia, os conceitos de master e de pré-master estão mais coesos, sendo utilizados como sinônimos, posso dizer que a masterização é a FINALIZAÇÃO da música. Como exemplo para a audição, utiliz

Hoje eu quero sair só – Duplo Etérico (ao vivo)

Peguei do facebook do meu amigo Adriano, que postou esse vídeo. Eu (cajon) e o Luciano (violão e vocal) no Beiruth da Mostardeiro.

Divagação

Algumas coisas que aconteceram nessas últimas semanas me fizeram refletir o que um amigo me disse: "Não adianta ajudar quem não quer ser ajudado". Não que eu não soubesse disso, mas tem momentos que determinados conceitos nos elucidam melhor. Até podemos pensar que isso é uma maneira de justificar a falta de vontade de ajudar alguém, mas, não é a isso que eu me refiro. Eu falo justamente quando empreendemos esforços para dar um help para alguém e essa pessoa não está com a mínima vontade de sair da situação de penumbra em que se encontra. É como se a pessoa gostasse de sua frustração, se regozijasse com isso. Na verdade, acho que todos nós temos esses momentos, é muito fácil falar dos outros também. Entretanto, esse comportamento suga muito quem está em volta tentando ajudar. Nessas horas, o amor próprio é uma bênção. Como já é de praxe, finalizo a postagem com alguma manifestação artística que tenha a ver com o que foi dito. É uma parte do show do Teatro Mágico, que foi gr