É com grande alegria que informo que foi publicado meu artigo Exercícios Filosóficos em Epicteto na revista Intuitio da PUCRS.
Eis o resumo:
"O presente artigo trata do pensamento de Epicteto pelo viés do exercício (áskesis), ou seja, por meio de práticas que conduzem ao aperfeiçoamento de quem elege para si o ofício de filósofo. Para tal, inicialmente esclarecemos o que significam os exercícios na filosofia antiga, tendo como subsídio as teses de Pierre Hadot. Logo depois, exploramos seis exercícios que consideramos centrais para o filósofo de Nicópolis, contextualizando com os ensinamentos que estão envolvidos e descrevendo as principais características de seu método. Por fim, defendemos que a importância deste artigo está em esclarecer a áskesis em Epicteto de maneira a evitar possíveis anacronismos."
Abaixo, um excerto do texto:
"Quando se assume que a filosofia envolve também exercício, parte-se do pressuposto que somente a elaboração teórica não é suficiente para a aquisição do conhecimento. Não se trata de forma alguma de negligenciar a teoria, mas de reconhecer que a disposição do agente de conhecimento está ela mesma inserida no processo do conhecimento. O objetivo da filosofia enquanto arte de viver bem, como Epicteto afirma, é vivificar o conhecimento, é encarná-lo, pois o estoicismo defende que a ciência trata das coisas da vida, da natureza, sendo impossível dissociar o lógos desses dois. A áskesis na filosofia epictetiana adquire grande importância porque está associada à própria atividade de busca da sabedoria, ou seja, à própria atividade filosófica. Áskesis e filosofia são inseparáveis."
Link para o texto: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/intuitio/article/view/30989
Comentários
Postar um comentário