Pular para o conteúdo principal

Bem falar para bem sentir: uma proposta terapêutica

 
De acordo com Cícero, um bom filósofo é também um bom orador. A filosofia se conjuga com a oratória na medida em que não se separa o pensamento da sua expressão. Sendo assim, quem se expressa bem, pensa bem.

Cabe lembrar, aliás, que para Cícero não se trata apenas de pensar bem teorias, mas também a si mesmo. Como a filosofia para os antigos servia para se aproximar efetivamente da sabedoria, tal prática servia igualmente para se buscar uma vida mais sábia e, no caso, melhor.

Em vista disso, selecionei um trecho do livro Cícero, de Auvray-Assayas, que expõe a forma como pensador romano relaciona a oratória a uma terapêutica daquilo que os antigos chamavam de paixões (impulsos emocionais):

"Contestando a ideia defendida pelos peripatéticos [aristotélicos], para quem as paixões são aguilhões úteis e naturais, Cícero pode apontar algumas distinções essenciais: a coragem no campo de batalha não precisa da fúria, conforme anseiam os peripatéticos leitores de Homero, e é preciso distinguir claramente os impulsos próprios à coragem (impetus) da raiva furiosa que dá a ilusão de mobilizar forças (Disc. Tusc. 4, 50). Do mesmo modo, o gosto (studium) que nos impulsiona a viajar ou a estudar não deve ser confundido com o desejo (libido) (4, 53). Se essas distinções não são estabelecidas, somos levados a tomar todo movimento por um movimento regrado; em contrapartida, se se qualifica de natural todo movimento passional, somos conduzidos a preservá-lo mesmo que seu excesso o torne nocivo ao homem (4, 57).

Apenas os movimentos que não se opõem à razão, mas estão em conformidade com ela, contribuem para a plena realização do homem: movimentos de felicidade (gaudium) suscitados pela contemplação do mundo (5, 70), aprovação (iucunditas) oriunda do convívio com os amigos (5, 72), prazer e deleite (voluptas et delectatio) que levam os artistas a criar e os sábios a prosseguir com suas investigações (5, 114). Todos esses impulsos que permitem ao homem se desenvolver, constituindo a vida do sabio, Cícero os oferece em contraponto à estrita impassibilidade do estoico e à ataraxia [imperturbabilidade] do epicurista. Esses movimentos internos reforçam a coesão do homem e o orientam em direção ao mundo exterior e aos outros homens: eles o levam também a exprimir seus sentimentos e, ao mesmo tempo, a restituir, numa linguagem acessível aos outros, os sutis deslocamentos que produziram nele felicidade, sorriso e prazer.
(...)
Não é, portanto, preconizando a erradicação das paixões que Cícero elabora sua reflexão ética, mas, ao contrário, é estudando-as para ser capaz de reproduzi-las [no âmbito da oratória], e então as dominando perfeitamente, ou seja, utilizando o corpo e as informações que ele sabe reter. (...) Cícero recorda que, na atuação, o bom orador mantém sempre o controle sobre o sentimento que provoca nos outros. Nessas condições, pode-se verdadeiramente saber onde está o excesso e, por conseguinte, em quais limites se encontra a moderação."

AUVRAY-ASSAYAS, C. Cícero, p. 122-124.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Post técnico!

Como todos sabem, sou apaixonado por áudio e música. E, em homenagem à minha cachaça, dedico este post para demonstrar a diferença entre MIXAGEM E MASTERIZAÇÃO. Quem nunca viu, nos créditos dos CDs, aquele “masterizado por…” ou aquelas bandas antigas remasterizadas para CD? Pois é, para quem não entende nada do assunto, mixagem é bem diferente de masterização. Mixagem é o ato de equilibrar, juntar e organizar os diferentes instrumentos envolvidos na música para que soem de forma equilibrada e harmônica. Já a masterização é o ato de duplicação do material, ou seja, é a hora de gravar em CD, DVD, etc. Também existe a pré-masterização, que tem o objetivo de deixar a música mais “aberta” e com mais “peso”, tornando-se assim, plenamente audível tanto em um ipod quanto em uma casa noturna. Como, hoje em dia, os conceitos de master e de pré-master estão mais coesos, sendo utilizados como sinônimos, posso dizer que a masterização é a FINALIZAÇÃO da música. Como exemplo para a audição, utiliz

Hoje eu quero sair só – Duplo Etérico (ao vivo)

Peguei do facebook do meu amigo Adriano, que postou esse vídeo. Eu (cajon) e o Luciano (violão e vocal) no Beiruth da Mostardeiro.

Divagação

Algumas coisas que aconteceram nessas últimas semanas me fizeram refletir o que um amigo me disse: "Não adianta ajudar quem não quer ser ajudado". Não que eu não soubesse disso, mas tem momentos que determinados conceitos nos elucidam melhor. Até podemos pensar que isso é uma maneira de justificar a falta de vontade de ajudar alguém, mas, não é a isso que eu me refiro. Eu falo justamente quando empreendemos esforços para dar um help para alguém e essa pessoa não está com a mínima vontade de sair da situação de penumbra em que se encontra. É como se a pessoa gostasse de sua frustração, se regozijasse com isso. Na verdade, acho que todos nós temos esses momentos, é muito fácil falar dos outros também. Entretanto, esse comportamento suga muito quem está em volta tentando ajudar. Nessas horas, o amor próprio é uma bênção. Como já é de praxe, finalizo a postagem com alguma manifestação artística que tenha a ver com o que foi dito. É uma parte do show do Teatro Mágico, que foi gr