Pular para o conteúdo principal

Indiferença e sociabilidade natural no estoicismo


"A indiferença estoica é profundamente diferente da indiferença pirroniana (ceticismo de Pirro). Para o pirrônico, tudo é indiferente porque não se pode saber se uma coisa é boa ou má. Não há aqui nada que não seja indiferente, é a própria indiferença. Para o estoico, há uma única coisa que não é indiferente: a intenção moral, que se põe como boa ou má e leva o homem a modificar-se a si mesmo e à sua atitude com relação ao mundo. E indiferença consiste em não fazer diferença, mas em querer, amar mesmo, de maneira igual, tudo o que é determinado pelo destino.

Mas pode-se perguntar como o estoico orienta-se na vida, se tudo é indiferente exceto a intenção moral. Deve-se casar, exercer uma atividade política ou um oficio, servir à pátria? Aqui aparece uma parte essencial da doutrina estoica: a teoria dos "deveres" (não a do dever em geral) ou das "ações apropriadas". Essa teoria vai permitir à vontade boa econtrar matéria de exercício, para ser guiada por um código de conduta prática, e combinar um valor relativo às coisas indiferentes, que são, em princípio, sem valor.

Para fundar essa teoria dos "deveres", os estoicos retornam à sua intuição fundamental, a do acordo instintivo e original do ser vivo consigo mesmo, que exprime a vontade profunda da natureza. Os seres vivos têm uma propensão original a conservar-se e a repelir o que ameaça sua integridade. Com a aparição da razão no homem, o instinto natural tornar-se-á coisa refletida e raciocinada: o amor pela vida, por exemplo, o amor pelas crianças, o amor pelos concidadãos, fundado no instinto de sociabilidade. Casar-se, ter uma atividade política, servir à pátria, todas essas ações serão apropriadas à natureza humana e terão um valor. O que caracteriza a "ação apropriada" é que em parte ela depende de nós, pois supõe uma intenção moral, e em parte não depende, pois seu êxito depende não só de nossa vontade, mas dos outros homens ou das circunstâncias, dos acontecimentos, do destino enfim. Essa teoria dos deveres ou ações apropriadas permite ao filósofo orientar-se na incerteza da vida cotidiana, ao propor escolhas razoáveis, que nossa razão pode aprovar sem jamais ter a certeza de fazer bem. O que conta, com efeito, não é o resultado, sempre incerto, não é a eficácia, mas a intenção de fazer bem. O estoico age sempre "sob reserva", ao dizer a si mesmo: "Eu quero fazer isto se o destino o permitir". Se o destino não o permite, buscará o êxito de outra maneira ou aceitará o destino, querendo o que acontece.

O estoico age sempre "sob reserva", mas age, toma parte na vida social e política. Esse também é um ponto muito importante que o separa dos epicuristas, que se retiram, em princípio, de tudo o que pode causar preocupação. Ele age não em seu próprio interesse material ou mesmo espiritual, mas de maneira desinteressada, a serviço da comunidade humana:

'Nenhuma escola tem mais bondade e doçura, nenhuma tem mais amor pelos homens, mais atenção pelo bem comum. O fim que ela nos assinala é ser útil, ajudar os outros e ter cuidado, não somente de si mesmo, mas de todos em geral e cada um em particular'." (Sêneca. Da clemência, II, 3, 3).

Trecho extraído do livro "O que é filosofia antiga?" de Pierre Hadot, p. 196-198.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Post técnico!

Como todos sabem, sou apaixonado por áudio e música. E, em homenagem à minha cachaça, dedico este post para demonstrar a diferença entre MIXAGEM E MASTERIZAÇÃO. Quem nunca viu, nos créditos dos CDs, aquele “masterizado por…” ou aquelas bandas antigas remasterizadas para CD? Pois é, para quem não entende nada do assunto, mixagem é bem diferente de masterização. Mixagem é o ato de equilibrar, juntar e organizar os diferentes instrumentos envolvidos na música para que soem de forma equilibrada e harmônica. Já a masterização é o ato de duplicação do material, ou seja, é a hora de gravar em CD, DVD, etc. Também existe a pré-masterização, que tem o objetivo de deixar a música mais “aberta” e com mais “peso”, tornando-se assim, plenamente audível tanto em um ipod quanto em uma casa noturna. Como, hoje em dia, os conceitos de master e de pré-master estão mais coesos, sendo utilizados como sinônimos, posso dizer que a masterização é a FINALIZAÇÃO da música. Como exemplo para a audição, utiliz

Divagação

Algumas coisas que aconteceram nessas últimas semanas me fizeram refletir o que um amigo me disse: "Não adianta ajudar quem não quer ser ajudado". Não que eu não soubesse disso, mas tem momentos que determinados conceitos nos elucidam melhor. Até podemos pensar que isso é uma maneira de justificar a falta de vontade de ajudar alguém, mas, não é a isso que eu me refiro. Eu falo justamente quando empreendemos esforços para dar um help para alguém e essa pessoa não está com a mínima vontade de sair da situação de penumbra em que se encontra. É como se a pessoa gostasse de sua frustração, se regozijasse com isso. Na verdade, acho que todos nós temos esses momentos, é muito fácil falar dos outros também. Entretanto, esse comportamento suga muito quem está em volta tentando ajudar. Nessas horas, o amor próprio é uma bênção. Como já é de praxe, finalizo a postagem com alguma manifestação artística que tenha a ver com o que foi dito. É uma parte do show do Teatro Mágico, que foi gr

Vapor Barato (voz e violão)

Nessa correria que eu estou, estudando, trabalhando, mal tenho tempo para a música. Mesmo assim, gravei Vapor Barato, uma música antiga, regravada pelo Rappa há alguns anos. Essa é a 1ª gravação que eu faço com violão de nylon, as outras q registrei eram com violão de aço. Equipamentos: Violão nylon Di Giorgio Talent II modificado, com pré-amplificador e captação Belcat (plugado direto na mesa) Microfone Shure Sm58 (Voz e ambiência) Mesa de Som Behringer UB 802 Placa de Som M-Audio Audiophile 2496 Mixagem no Software Sonar 6 Plug-ins na Mixagem: Sonitus:fx (reverb, compressor, equalizer), Sony Wave Hammer, Waves De-esser, Timeworks Reverb. Masterização no Sonar 6 e no Sound Forge Pro 10 Plug-ins na Masterização: Sonitus:fx Multiband, Izotope Ozone 4. Para download: http://www.4shared.com/audio/3PSxn32Q/vapor_barato_remixado.html Um mundo diferente: o meu