Pular para o conteúdo principal

Post técnico!

Como todos sabem, sou apaixonado por áudio e música. E, em homenagem à minha cachaça, dedico este post para demonstrar a diferença entre MIXAGEM E MASTERIZAÇÃO. Quem nunca viu, nos créditos dos CDs, aquele “masterizado por…” ou aquelas bandas antigas remasterizadas para CD? Pois é, para quem não entende nada do assunto, mixagem é bem diferente de masterização. Mixagem é o ato de equilibrar, juntar e organizar os diferentes instrumentos envolvidos na música para que soem de forma equilibrada e harmônica. Já a masterização é o ato de duplicação do material, ou seja, é a hora de gravar em CD, DVD, etc. Também existe a pré-masterização, que tem o objetivo de deixar a música mais “aberta” e com mais “peso”, tornando-se assim, plenamente audível tanto em um ipod quanto em uma casa noturna. Como, hoje em dia, os conceitos de master e de pré-master estão mais coesos, sendo utilizados como sinônimos, posso dizer que a masterização é a FINALIZAÇÃO da música.

Como exemplo para a audição, utilizei uma gravação que fizemos aqui em casa, no meu homestudio. Trata-se da música Last Kiss, do Pearl Jam, interpretada pela banda DUPLO ETÉRICO (minha banda, hehehe). Luciano: vocal principal e violão principal. Eu: cajon (percussão), backing vocal e violões.

 

Aqui, a música SOMENTE MIXADA:

Agora, a música MIXADA e MASTERIZADA:

 

Minha filha (e assistente de estúdio) gostou da finalização do projeto.

SDC11185

Até a próxima!

Comentários

  1. Legal colocar as duas versões... realmente a masterização dá outra cara pra música.
    E fala pra tua assistente de estúdio que eu tenho um fone igual a esse em casa! uiasuhaiuhsuai
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. A bebezoca é a que manda no som aqui!!

    ResponderExcluir
  3. Que legal essa tua ideia de "avisar" a gurizada sobre o que se tratam as duas coisas! Eu nem imaginava!
    Muito bom saber!
    Bjão, Diogo!

    ResponderExcluir
  4. Legal saber dessas diferenças, para quem é leigo! Um amor a Ana Clara com os fones de ouvido! Tá com cara de quem está gostando.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Hoje eu quero sair só – Duplo Etérico (ao vivo)

Peguei do facebook do meu amigo Adriano, que postou esse vídeo. Eu (cajon) e o Luciano (violão e vocal) no Beiruth da Mostardeiro.

Divagação

Algumas coisas que aconteceram nessas últimas semanas me fizeram refletir o que um amigo me disse: "Não adianta ajudar quem não quer ser ajudado". Não que eu não soubesse disso, mas tem momentos que determinados conceitos nos elucidam melhor. Até podemos pensar que isso é uma maneira de justificar a falta de vontade de ajudar alguém, mas, não é a isso que eu me refiro. Eu falo justamente quando empreendemos esforços para dar um help para alguém e essa pessoa não está com a mínima vontade de sair da situação de penumbra em que se encontra. É como se a pessoa gostasse de sua frustração, se regozijasse com isso. Na verdade, acho que todos nós temos esses momentos, é muito fácil falar dos outros também. Entretanto, esse comportamento suga muito quem está em volta tentando ajudar. Nessas horas, o amor próprio é uma bênção. Como já é de praxe, finalizo a postagem com alguma manifestação artística que tenha a ver com o que foi dito. É uma parte do show do Teatro Mágico, que foi gr