Pular para o conteúdo principal

A Vigilância do BBB


Desde sua primeira edição, no ano 2002, o Big Brother Brasil sempre foi um programa muito criticado por diversos setores da sociedade. Todavia, por mais que seja um alvo muito visado por professores, jornalistas, universitários, etc., as suas mais diversas edições, ano após ano, são até hoje consideradas um sucesso televisivo. De fato, ainda que eu não seja um assíduo telespectador desse estilo, sei que grande parte da população gosta e assiste sempre que possível. Não é muito difícil perceber esse gosto popular.
A possibilidade de assistir intimidades não é propriamente um fenômeno do BBB. Foi através da internet que se deu esta popularização. A diferença nesse caso é mais sutil. Diferentemente da internet, onde o assistido mostra somente o que lhe convém e quando lhe convém, no BBB se tem acesso a tudo e o tempo inteiro. E mais: não é um mero assistir, mas sim, pelas próprias características do programa, um vigiar. É uma vigilância para julgar quem merece continuar no programa e se tornar milionário. Esse é o intuito do programa.
A questão da vigilância foi um dos temas abordados no livro Vigiar e Punir, do pensador francês Michel Foulcault. Nesta obra, o autor chama a atenção para uma criação arquitetônica, elaborada por Jeremy Benthan, denominada panóptico. O pan-óptico é uma estrutura preparada para observar e não ser observado. É uma torre que se encontra no centro do local a ser vigiado, tendo ao redor dela os observados organizados de forma a nunca escapar dos olhares centrais. A esse formato de vigilância denominamos panoptismo.
O que chama atenção no BBB é justamente essa relação com o panoptismo descrito por Foulcault. Esse programa de tv demonstra que há um certo prazer dos telespectadores ao poderem observar sem serem observados. Soma-se a isso o fato de que os telespectadores têm o poder de analisar e julgar os vigiados. O Big Brother Brasil, além de ter muitas semelhanças com o panoptismo, demonstra que muitas pessoas podem ter alegria e entretenimento ao vigiar e controlar a vida alheia de forma anônima. Assustador, não?

Comentários

  1. Olá, Diogo.

    Parabéns pelo blog!

    Eu o conheci através de sua postagem na página Consciência, do Facebook.

    Lendo sobre este tema, fiquei interessada em saber mais sobre o Panoptismo. Confesso que tive uma vontade danada de "dar uma espiadinha" no Congresso Nacional. Imagine só o que veríamos por lá?

    Nada contra aos telespectadores de BBB, mas considero, com todo o respeito, um desperdício de tempo. As pessoas se prendem às futilidades e esquecem daquilo que realmente é importante. E a falta de pensar faz com que essas pessoas não imaginam que, num ato mais aproveitável, podemos fazer do nosso país o melhor em educação, segurança, saúde, entre outros, observando mais e controlando melhor aqueles que estão no poder.

    Já que a população busca o entretenimento em algo superficial, por que não em algo mais eficiente?

    Que tal instalar umas "câmerazinhas" nas salas de reuniões e todos os ambientes muito frequentados pela presidência, ministros e todos os comparsas?
    Sabemos que, quando juntos, eles subvertem a estrutura brasileira impedindo de sair do patamar (para dizer o máximo) "país emergente".

    O "Congresso Panóptico Nacional"!

    Divertido, não?
    Melhor, seria eficaz e eficiente!



    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Post técnico!

Como todos sabem, sou apaixonado por áudio e música. E, em homenagem à minha cachaça, dedico este post para demonstrar a diferença entre MIXAGEM E MASTERIZAÇÃO. Quem nunca viu, nos créditos dos CDs, aquele “masterizado por…” ou aquelas bandas antigas remasterizadas para CD? Pois é, para quem não entende nada do assunto, mixagem é bem diferente de masterização. Mixagem é o ato de equilibrar, juntar e organizar os diferentes instrumentos envolvidos na música para que soem de forma equilibrada e harmônica. Já a masterização é o ato de duplicação do material, ou seja, é a hora de gravar em CD, DVD, etc. Também existe a pré-masterização, que tem o objetivo de deixar a música mais “aberta” e com mais “peso”, tornando-se assim, plenamente audível tanto em um ipod quanto em uma casa noturna. Como, hoje em dia, os conceitos de master e de pré-master estão mais coesos, sendo utilizados como sinônimos, posso dizer que a masterização é a FINALIZAÇÃO da música. Como exemplo para a audição, utiliz

Hoje eu quero sair só – Duplo Etérico (ao vivo)

Peguei do facebook do meu amigo Adriano, que postou esse vídeo. Eu (cajon) e o Luciano (violão e vocal) no Beiruth da Mostardeiro.

Divagação

Algumas coisas que aconteceram nessas últimas semanas me fizeram refletir o que um amigo me disse: "Não adianta ajudar quem não quer ser ajudado". Não que eu não soubesse disso, mas tem momentos que determinados conceitos nos elucidam melhor. Até podemos pensar que isso é uma maneira de justificar a falta de vontade de ajudar alguém, mas, não é a isso que eu me refiro. Eu falo justamente quando empreendemos esforços para dar um help para alguém e essa pessoa não está com a mínima vontade de sair da situação de penumbra em que se encontra. É como se a pessoa gostasse de sua frustração, se regozijasse com isso. Na verdade, acho que todos nós temos esses momentos, é muito fácil falar dos outros também. Entretanto, esse comportamento suga muito quem está em volta tentando ajudar. Nessas horas, o amor próprio é uma bênção. Como já é de praxe, finalizo a postagem com alguma manifestação artística que tenha a ver com o que foi dito. É uma parte do show do Teatro Mágico, que foi gr